quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

10 criaturas que inspiraram a lenda dos dragões


Os dragões são encontrados nos mitos e lendas das culturas por todo o mundo. Na Europa, eles são um pesadelo: grandes lagartos cuspindo fogo, com língua bifurcada igual a uma serpente e asas iguais a de um morcego. São temidos, já que gostam de raptar donzelas, destruir cidades e acumular montanhas de ouro. Nas antigas culturas do México e da América do Sul, a “divina serpente” tem vários nomes, e supostamente renova o mundo após cada ciclo de destruição. Na China, os dragões são criaturas anfíbias que habitam nos oceanos, lagos, rios e até mesmo na chuva, reverenciados como símbolos de fortuna e fertilidade. Eles possuem corpo de serpente, escamas de peixe, garras de águia, chifres de veado, e o rosto de um “gilin”, outra criatura mítica que lembra um veado, mas cujo corpo é envolto em chamas.
Apesar dessas diferenças, muitos dos dragões míticos começaram como ideias vagas de serpentes, uma cobra ou algum outro réptil temido. Com o tempo, adquiriu contornos mais definidos e exóticos, pois absorveram as superstições de cada povo. Essa lista de criaturas e fenômenos naturais revela o que pode ter inspirado o “look” dos dragões. Confira:
        1) JACARÉ CHINÊS                                                                             

         O jacaré chinês, um dos animais mais ameaçados do mundo, pode ter sido uma das inspirações do dragão asiático. Na mitologia chinesa, os dragões estão intimamente associados à água: são os guardiões da vida, fazendo chover, mas em momentos de fúria também capazes de desencadear inundações. Os jacarés chineses podem crescer até um comprimento de cerca de 1,83 metros, e muitas vezes podem ser encontrados flutuando logo abaixo da superfície da água, onde esperam suas presas.
           
       2) LAGARTO-DE-GOLA                                                             
                                             

               O lagarto-de-gola é encontrado nas florestas do norte da Austrália. Como seu nome sugere, ele tem uma “gola” expansível em torno da cabeça e pescoço, que pode se abrir como um guarda-chuva quando ele se assusta. Se isto não for suficiente para assustar seu inimigo, o lagarto se apóia sobre as patas traseiras e foge; mas, ao invés de fugir com o rabo enfiado entre as pernas, ele pode simplesmente deixá-lo para trás para distrair o predador.
       
                          3) DRAGÃO BARBUDO                                                                                                                                     
                                                                  
             O dragão barbudo também pertence às florestas nativas da Austrália, e também pode fugir “de pé”. Tem vários apêndices na pele em torno da cabeça, e pode inflar uma bolsa sob o seu queixo para parecer mais ameaçador. O dragão pode alterar tons de cor de seu corpo, do claro ao escuro, para refletir determinados estados emocionais, ou para ajudar a regular sua temperatura corporal
           
4) PÍTON                                                                               
                                              

  As pítons estão entre as maiores cobras do mundo. A píton da Índia pode ter sido uma das inspirações para as lendas de dragão nos tempos antigos. São cobras constritoras, que podem espremer “seus alimentos” até a morte. Ao viajar através da Índia, o naturalista romano Plínio afirmou ter visto um dragão tão grande que poderia estrangular um elefante. Provavelmente Plínio descreveu a píton, que pode atingir um comprimento de mais de 9 metros.
     
           5) DRAGÃO-VOADOR                                                           
                                 

O dragão voador do sudeste asiático é um pequeno lagarto que come principalmente formigas e outros pequenos insetos. Ele pode deslizar entre árvores usando três dobras de pele parecidas com asas. Suas “asas” são apoiadas por 5 a 7 nervuras que se estendem pelo corpo, permitindo-o planar por distâncias de até 9 metros. Essas asas são muitas vezes coloridas e estampadas com listras e pontos. Há a opção de mantê-las escondidas se quiser ser discreto.
        
6) DRAGÃO-DE-KOMODO                                                          
                            

          Os dragões de Komodo da Indonésia são os maiores lagartos vivos do mundo. Eles podem crescer até 3 metros de comprimento e correr tão rápido quanto um cão em trechos curtos. Eles caçam presas vivas e são capazes de emboscar criaturas muito maiores do que eles. Os dragões têm uma cauda musculosa e uma mordida forte. Mesmo uma pequena mordida pode ser letal e causar infecção grave por causa das bactérias sépticas que vivem em sua saliva. Eles teriam sido um grande candidato para a inspiração por trás dos dragões europeus, porém eles só foram descobertos nesse continente em 1910.        7) MEGALANIA                                                                
                             

Megalania prisca era um animal muito maior que o dragão-de-komodo. Cresceu em comprimentos de até 9 metros e pesava cerca de 450 quilos, ou seja, o maior lagarto que o mundo já viu. Ele vagou no deserto australiano durante a última Era Glacial, e poderia emboscar criaturas o dobro de seu tamanho e 10 vezes seu próprio peso, matando-as com dentes curvos e grandes garras. Em latim, seu nome significa “antigo açougueiro gigante”.
   
 8 ) PTEROSSAURO                                                              
                         

De todas as criaturas que já viveram, os pterossauros são provavelmente os mais parecidos com os dragões da lenda européia. Répteis com penas, pterossauros voavam apoiados por um único “dedo” longo. O menor pterossauro era do tamanho de um pardal, enquanto o Quetzalcoatlus (nomeado em homenagem ao deus asteca) tinha uma envergadura de mais de 12 metros, tornando-se a maior criatura voadora. 
9) DRAGÃO MARINHO


                        O dragão do mar é um parente próximo do cavalo-marinho, que pode ser encontrado nos recifes rochosos do sul da Austrália. Embora tecnicamente um peixe, o dragão do mar não nada tanto quanto oscila, uma vez que imita o movimento das algas e do plâncton vegetal que são “sua casa”. Ele possui barbatanas com aparência de folhas, anexos que são quase transparentes, e uma boca de tubo, que suga peixes, larvas e pequenos crustáceos
                10) COMETAS                                         
                        

Ok, cometas são seres inanimados, mas dragões eram frequentemente retratados como serpentes aladas com caudas longas, vistos como presságios de desgraça ou sorte. O nome do deus asteca Quetzalcoatl literalmente significa “serpente emplumada”. Para as pessoas que vivem nos tempos antigos, um cometa cruzando os céus com uma cauda de milhares de quilômetros de extensão se assemelhava muito a tal criatura. Se os cometas foram inspiração para alguns dragões, isso explica porque são onipresentes nos mitos e lendas de tantas culturas diferentes em todos os cantos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário